sábado, 5 de janeiro de 2013

O medo

O blog ficou parado por um longo período, mas decidi assim do nada mesmo retomar as atividades do blog UHAHAHA. A matéria de retorno é uma coisa básica o que devemos saber sobre essa reação corporal tão normal no nosso cotidiano que é o MEDO.

Let´s go

O medo (introdução)

Me perguntam o que é o medo por sua essência, uma coisa tão comum e muitas pessoas desconhecem essa simples reação.

O que é?

É uma reação do nosso corpo quando estamos em situações de perigo, ameaça física ou psicológica, uma descarga de adrenalina e hormônios que faz os batimentos cardíacos acelerarem, pupilas ficarem dilatadas entre outras reações.
A escala em grau do medo pode ser dividido em duas partes o pavor total no máximo, e no mínimo uma simples ansiedade.
O medo pode se tornar uma doença a Fobia que é o caso extremo de medo de um objeto ou coisa, por exemplo eu tenho uma fobia quase inexplicável de bonecos de ventriloco Ò_Ó, não consigo olhar aqueles bonecos e pensar ''que coisa linda que coisa adorável'' como a maioria das pessoas, talvez essa fobia se tornou mesmo uma fobia depois que assisti um filme chamado ''silencio mortal''.

Esse filme me trás algumas lembranças ruins, também um clássico do cinema de terror o famoso boneco chuck (não precisa de imagem para vocês lembrarem né). Chega de falar de mim e continuemos.
Existem vários nomes de fobias como:

Aracnofobia: medo de aranhas;
Bacilofobia: medo de bactérias ;
Cacorrafiofobia: medo de fracasso ou falhar;

Alguns exemplos bem práticos da Fobia, mas existem algumas fobias que chegam beirar o absurdo:

Afobia: que é o medo de não ter fobias o.O
Ambulofobia: medo de andar (viu mãe não é preguiça é ambulofobia kkk)
Anempfobia: Medo de ventos

Alguns exemplos de fobias absurdos de uma lista imensa.

Origens
O medo pode ser gerado por algum grande trauma que uma criança pode ter sofrido, como assistir mesmo que por acidente, ver uma cena de um filme de terror com muito sangue, e acabar gerando um adulto com medo excessivo de sangue. Poder acabar se tornando um adulto psicologicamente estável.

O medo pode ser provocado em qualquer pessoa, umas mais e umas menos, eu não sou facilmente assustado nos dias de hoje, mas na minha época de infância qualquer coisa me assustava, tanto que filmes clássicos do terror acabei os assistindo apenas a poucos meses.
Se você for estável ao medo, não tenha vergonha, talvez com a vida você caro leitor, a superar seus medos.
Enfrente seus medos talvez aprender com seus medos.

Luiz Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário